Social Icons

.

Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ENGORDAR 2 KGS NO FINAL-DE-SEMANA ???

Essa é uma questão que eu ouço com muita freqüência, amigos e parentes: é possível alguém engordar dois, três ou até quatro quilogramas em um ou dois dias? E é possível que esse aumento de peso seja 100% acúmulo de gordura?
Em teoria não é possível engordar em um ou dois dias, mas na prática muitos podem pensar que sim. Eu diria que é possível ter alteração de peso neste período, mas aumento da quantidade de gordura corporal é mais difícil de acontecer.
1 KG GORDURA =1 kg (de gordura) 7700 kcal. (ingeridas)
Isso porque o nosso organismo tem diversos mecanismos de “proteção” e ele sempre tenta “manter” o nosso peso habitual, aquele que é estável e que estamos “acostumados”. Para comprovar esta hipótese basta perceber que quando engordamos ou emagrecemos alguns quilos em um período curto de tempo (5 a 10 dias) tendemos a voltar para o nosso peso original. Da mesma forma, o acúmulo de gordura corporal, especialmente aquele que ocorre com o passar da idade (quando há diminuição do metabolismo), dificilmente ocorre de uma hora para outra. O excesso de peso começa com um ou dois quilinhos por ano que podem resultar em 10 a 20 quilos com o passar do tempo se não forem tomadas providências.
De maneira geral, o aumento da ingestão energética e/ou redução do gasto podem levar, de forma crônica, ao acúmulo de gordura corporal. Isto porque há excesso de energia disponível e o organismo precisa armazená-la de alguma maneira. E a maneira mais eficiente de estocar energia é justamente na forma de gordura.
Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que o nosso corpo tem este mecanismo de compensação. Muitos estudos já evidenciaram que quando aumentamos muito a nossa ingestão energética ou reduzimos muito o gasto por um a dois dias (um final de semana, um dia de churrasco, um encontro com amigos, etc.) o nosso organismo se auto-regula para manter a chamada homeostase (equilíbrio corporal). Ou seja, se em um dia aumentamos muito a ingestão de energia (quilocalorias), o corpo irá gastar mais do que o habitual, justamente para tentar manter o peso anterior e a quantidade de gordura corporal.  Seguindo a mesma linha, quando realizamos restrições energéticas severas (como em dietas com shakes ou muito restritivas) a resposta do nosso organismo é diminuir o metabolismo para reduzir os gastos e poupar energia.
É por essa razão que toda vez que decidimos reduzir nossa ingestão por muitos dias temos uma grande perda de peso no início da dieta, mas após algumas semanas ou meses entramos em um “platô” em que o peso estabiliza. Esse platô acontece justamente porque o corpo se adapta às condições impostas e passa a preservar energia.
Baseadas nesta teoria foram criadas algumas “estratégias” dietéticas. Uma delas, chamada de dieta Zig Zag ou Ciclo calórico consiste em promover alterações no consumo e/ou gasto energético na tentativa de “enganar” o organismo. Porém, ainda há poucos dados informando se essa estratégia tem validade prática, então acho complicado aplicá-la.
Mesmo sem comprovação científica para a dieta Zig Zag, a descoberta deste mecanismo do nosso corpo de tender ao equilíbrio é fundamental para compreender que comer mais do que o habitual em um dia do final de semana não leva ao acúmulo excessivo de gordura. Salvo em condições em que a pessoa é capaz de comer o equivalente a 9000 kcal em um só dia. Mas, ingerir 9000 kcal não é para qualquer um, é muita comida!
O que acontece na segunda-feira após um churrasco de domingo quando você se sente bem mais “cheinho”? Talvez um pequeno ganho de gordura (provavelmente bem pequeno) e possivelmente um ganho não tão pequeno assim de peso em virtude de acúmulo de líquidos (principalmente quando há consumo de alimentos muitos salgados) e de bolo fecal. Vale ressaltar que um ou dois dias após o peso tende a voltar ao anterior.
Portanto, se você exagerou um dia ou uma refeição, não se sinta culpado, o seu organismo está colaborando com períodos “extremos”. O PERIGO DA ALIMENTAÇÃO ESTÁ EM TRANSFORMAR A EXCEÇÃO EM REGRA!

Milena M Pires

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Incentivos

Logo logo

Entre la no Facebook

Emagrecer para valerAnimated Dragonica Star Glove Pointer

Respeite o Direito Autoral.

O conteúdo deste blog é propriedade da autora. Se deseja divulgar ou reproduzir alguma informação e/ou fotos publicada aqui, estabeleça um link direto para o referido conteúdo.
Respeite o Direito Autoral.
Plágio é crime!