Social Icons

.

Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2013

DICA DIETA: EVITAR GRAVIDEZ ! MIRENA

DIU MIRENA

Mirena é um endoceptivo (contracepção endógena), também chamado SIU (Sistema Intra-Uterino), de longa duração, reversível e altamente eficaz. Consiste de uma pequena estrutura em forma de 'T' que é inserida dentro do útero e que contém um reservatório de levonorgestrel (LNG). O LNG é um hormônio progestogênico idêntico ao que tem sido utilizado em outros métodos contraceptivos hormonais. Mirena® não contêm estrogênios, podendo, portanto ser usado por mulheres que sofrem de intolerância a estes hormônios.


Como Mirena funciona? 
O efeito anticoncepcional e terapêutico de Mirena baseia-se em sua ação local dentro do útero:
Mirena torna o muco cervical mais espesso dificultando a passagem dos espermatozóides e assim, a fertilização do óvulo. 
Mirena® inibe a motilidade e a função dos espermatozóides dentro do útero e nas trompas uterinas. 
Mirena inibe o crescimento do endométrio (camada de revestimento interno do útero) tornando-o desfavorável à gravidez e resultando em sangramento menstrual mais curto e menos intenso.


Qual a sua eficácia? 
Mirena é um método contraceptivo muito eficaz comparável à laqueadura tubária (esterilização feminina). Sua ação contraceptiva se inicia no momento em que é inserido.


Quais as indicações de Mirena? 
Mirena está indicado ás mulheres que necessitem de contracepção eficaz, ou que tenham menorragia (fluxo menstrual intenso) idiopática e na prevenção da hiperplasia endometrial durante a terapia de reposição estrogênica. As contra-indicações estão descritas na bula do produto.


Por quanto tempo age? 
Mirena age por até 5 anos.


E quando eu quiser engravidar? 
Quando você quiser engravidar, basta pedir ao seu médico para remover Mirena. Logo sua fertilidade voltará ao normal.


Qual o melhor momento para que Mirena seja inserido? 
Mirena deve ser inserido por um médico e é recomendável que este procedimento ocorra durante o período menstrual. Se você já é usuária do endoceptivo e está na época de substitui-lo, isso pode ser feito a qualquer momento. Mirena também pode ser inserido logo após um aborto e a partir da 6ª semana após o parto.


A inserção de Mirena é dolorosa?
A maioria das mulheres refere leve desconforto, tipo cólica menstrual, no ato da inserção. Recomenda-se que você converse com seu médico sobre a necessidade de usar analgésicos. Após a inserção, você ainda pode apresentar algumas dores semelhantes às cólicas menstruais que, de modo geral, desaparecem em algumas horas. Em geral, o procedimento para a Inserção de Mirena dura poucos minutos.


E se desejar retirar Mirena antes do planejado? 
Caso deseje descontinuar o uso de Mirena, basta pedir ao seu médico que o retire a qualquer momento. Ë muito simples. Entretanto, se você não deseja engravidar após a retirada de Mirena, e muito importante que utilize outro método contraceptivo, já que a fertilidade é restabelecida em pouco tempo.


Mirena pode deslocar-se ou sair do lugar? 
Ë muito pouco provável que isso venha a ocorrer. Mas, se ficar confirmado que o endoceptivo deslocou-se da posição ideal, você não mais estará protegida contra uma gravidez.

Aumento incomum no volume do sangramento durante a menstruação ou cólicas intensas e fora do normal, podem ser indicadores de que isso ocorreu. Se você suspeita que Mirena saiu do lugar, associe outros métodos contraceptivos (por exemplo, o preservativo) até consultar-se com seu médico. Informe-o se ocorrerem cólicas não habituais ou alterações inesperadas do seu padrão de sangramento.



É possível verificar se está corretamente posicionado? 
O exame ultra-sonográfico é capaz de determinar com precisão se o endoceptivo (SIU) está na posição correta, e o exame de Raios-X pode informar se Mirena está dentro do útero ou não.


Meu parceiro sentirá os fios de Mirena durante a relação sexual? 
Provavelmente não. Entretanto, caso seu parceiro refira algum desconforto durante o ato sexual, consulte seu medico para averiguar se o comprimento dos fios esta adequada.


O que pode ocorrer com a menstruação? 
A usuária de Mirena poderá sofrer modificações no seu padrão de sangramento menstrual.

Durante os primeiros 3-6 meses após a inserção, muitas mulheres relatam a ocorrência de gotejamentos (pequenas perdas de sangue) ou de pequenos sangramentos fora do período menstrual normal. Em geral estes sangramentos irregulares cessam espontaneamente.

De modo geral, sua menstruação será menos intensa, mais curta e menos dolorosa, significando mais liberdade e melhor qualidade de vida. Em algumas mulheres, a menstruação cessa completamente (amenorréia). Saiba que isso é resultado do efeito do hormônio sobre o revestimento interno do útero (endométrio). Portanto, isto não quer dizer que você está na menopausa ou que o sangramento menstrual está sendo desviado para outra parte de seu corpo, ou ainda que você esteja grávida. Na verdade, um menor sangramento ou a ausência dele pode ser vantajoso para a saúde da mulher.

Quando o endoceptivo for removido, os períodos menstruais voltarão a ter suas características habituais.



E se não ocorrer à menstruação, como vou saber se não estou grávida? 
Dizer que a ausência de menstruação sempre indica que há gravidez não é verdade. Como já mencionado, as mulheres que usam Mirena podem desenvolver amenorréia (ausência de menstruação), sendo um efeito próprio do medicamento, que na maioria dos casos só traz benefícios e não tem relação com gravidez. Além disso, a possibilidade de ocorrer uma gravidez durante o uso de Mirena é muito pequena. Entretanto, você pode fazer um exame de gravidez para se sentir mais segura.


Como vou saber se não entrei na menopausa? 
(Em média, para mulheres acima de 45 anos) Na menopausa, além de ocorrerem às alterações no padrão menstrual (irregularidades menstruais ou ausência de menstruação), a maioria das mulheres apresenta outras mudanças no organismo que indicam o início desta fase, como por exemplo, as ondas de calor e os suores noturnos. Se você suspeita que está entrando na menopausa, converse com seu médico para que sejam realizados outros exames.


Posso engordar por causa de Mirena? 
Se depender de Mirena, seu peso permanecerá praticamente inalterado. Os estudos clínicos demonstram que as usuárias de Mirena não apresentam quaisquer alterações no peso corpóreo além daquelas observadas nas mulheres que não usam o endoceptivo.


Que devo saber sobre os efeitos colaterais? 
Mirena age diretamente dentro do útero, por isso, a quantidade de hormônios na corrente sangüínea das usuárias do endoceptivo é muito pequena, e os efeitos colaterais são poucos. Dentre os efeitos adversos já relatados, os mais freqüentes são: sangramentos irregulares, dor de cabeça, dor abdominal e aumento da sensibilidade nas mamas. Seu médico conhece bem esses sintomas e poderá orientá-la melhor. Por isso, consulte-o para maiores esclarecimentos.


Existem outras complicações? 
Diferentemente de outros contraceptivos intrauterinos, Mirena pode contribuir para a melhora das cólicas menstruais, não predispõe a doença inflamatória pélvica e não aumenta o risco de gravidez ectópica (gravidez fora do útero). Seu médico poderá discutir com você os riscos e benefícios do uso do endoceptivo Mirena.


Com que freqüência eu devo consultar meu médico? 
Logo após a inserção, recomenda-se que a usuária retorne à consulta médica em 6 semanas para a primeira revisão e a partir daí, a cada 12 meses (em média) até que o endoceptivo seja retirado. Mirena pode permanecer dentro do útero por até 5 anos.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Incentivos

Logo logo

Entre la no Facebook

Emagrecer para valerAnimated Dragonica Star Glove Pointer

Respeite o Direito Autoral.

O conteúdo deste blog é propriedade da autora. Se deseja divulgar ou reproduzir alguma informação e/ou fotos publicada aqui, estabeleça um link direto para o referido conteúdo.
Respeite o Direito Autoral.
Plágio é crime!