Social Icons

.

Pages

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DICA TREINO: Zona-alvo para queimar gordura

Zona-alvo para queimar gordura
A zona-alvo conhecida hoje para queima de gordura é a que fica entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima, já que nessa intensidade obtemos o benefício de melhorar o condicionamento aeróbico indicado para exercícios longos e atingimos a faixa onde predomina o consumo de gordura pelo organismo.
A partir de 2000 muitos estudos mostraram que treinos de alta intensidade (acima de 80% da FC máxima) e treinos intermitentes  (que alternam altas e baixas intensidades) são mais eficientes para queima de gordura do que exercícios contínuos na zona-alvo.
Entre as explicações encontradas para essas afirmações, está a de que treinos intensos aumentam a produção do GH, um hormônio do crescimento que aumenta potencialmente o consumo de gordura. Outro fator é o aumento da Taxa Metabólica Basal (energia consumida em repouso), assim treinos de alta intensidade e com maior variação na frequência cardíaca consomem mais gordura.
Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Mas, será que existe uma forma de acompanhar e verificar se o ritmo está adequado para o treino? Sim! Por meio da frequência cardíaca.
Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).
Como saber o ritmo?
Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino. Não vou detalhá-las mas, para não deixá-los curiosos, a mais usada é a fórmula de Karvonen que, como todas as outras, baseia-se na FC máxima. A melhor forma para descobrir a sua FC máxima é a realização do teste de esforço máximo, onde pode ser verificado mais precisamente o cume dos batimentos. Porém, para alguns momentos, a famosa continha 220 – sua idade (razão de conter a idade nas imagens) pode ajudar a resolver essa questão.
Depois de ler o texto e deixar seu comentário, você pode descobrir sua FC de treino informando alguns dados. Importante ressaltar que para cada pessoa é recomendado um tipo de intensidade: para gestantes intensidade leve e moderada; alguns atletas intensidade difícil ou máxima; cardiopatas intensidade muito leve à moderada. Portanto, fale com seu médico e professor para que  juntos indiquem a melhor intensidade para o momento.
Descubra sua Frequência Cardíaca de treino
Idade:

Frequência Cardíaca de Repouso:

Intensidade:

Para descobrir o bpm pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4.
Para descobrir o bpm pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4.
A frequência cardíaca de repouso (ou basal) é a FC mensurada em completo repouso. O correto seria aferir os batimentos de manhã, logo após acordar e com a pessoa deitada de costas. Como a mensuração dessa forma é inviável nas academias e clubes, nesses locais o aluno é colocado sentado. O aluno é colocado deitado quando ele for a academia sem ter treinando por 24 horas.


Na tabela abaixo veja qual intensidade de treino se encaixa melhor para você:
Zona de TreinoIntensidade %Benefícios/Recomendado para
 Máxima 90 a 100% Aumenta velocidade máxima para corrida / Treinamento de alto nível
 Díficil 80 a 90% Aumenta o desempenho máximo / Pessoas condicionadas
 Moderado 70 a 80% Melhora o condicionamento aeróbio / Exercícios moderadamente longos
 Leve 60 a 70% Melhora a resistência e ajuda na recuperação / Exercícios muito longos
 Muito Leve 50 a 60% Melhora a saúde e o metabolismo, ajuda na recuperação / Iniciantes e recuperação ativa
E então, descobriu sua frequência de treino?


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Incentivos

Logo logo

Entre la no Facebook

Emagrecer para valerAnimated Dragonica Star Glove Pointer

Respeite o Direito Autoral.

O conteúdo deste blog é propriedade da autora. Se deseja divulgar ou reproduzir alguma informação e/ou fotos publicada aqui, estabeleça um link direto para o referido conteúdo.
Respeite o Direito Autoral.
Plágio é crime!